Quanto custa conquistar um novo cliente?
- Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil
- 17 de mar.
- 4 min de leitura
Em tempos de ultra competição, medir onde e como investimos o nosso tempo e dinheiro é muito importante para otimizar recursos.
O assunto é tão importante que foi assim, tentando responder essas perguntas, que decidimos compartilhar a jornada que foi coroada com a criação de um novo serviço.
Além disso, vamos lhe mostrar como conquistar novos clientes com maior rapidez e custos reduzidos. Vamos juntos?
Se você não está familiarizado com o assunto, aqui está uma breve introdução:
O Custo de Aquisição de Clientes é fundamental para identificar quais iniciativas geram o resultado esperado. Ou seja, é um parâmetro para medir a eficiência das ações e estratégias de marketing que a sua empresa utiliza.
É através desse indicador que se pode fazer ajustes nos processos, corrigir a precificação e tomar decisões que garantem resultados mais lucrativos e sustentáveis.

CAC - Custo de Aquisição de Clientes
O valor investido para conquistar novos clientes é um indicador para medir a eficiência das ações de marketing. Esse parâmetro é chamado de Custo de Aquisição de Cliente ou CAC. Mas, você sabe calcular o CAC da sua empresa?
Cálculo do CAC
Para calcular o custo de aquisição de clientes há uma metodologia bastante simples, baseada em apenas três passos:
Somar todos os investimentos para aquisição: inclui verbas em marketing, custos com a equipe de vendas, ferramentas de automação, publicidade, etc.
Contar o número de novos clientes adquiridos no período analisado.
Calcular os valores conforme demonstrado abaixo:

Trata-se de matemática simples, você soma todos os investimentos ou despesas que a empresa realizou para conquistar clientes; aí você divide pela quantidade de clientes conquistados no mesmo período e pronto, você identificou o CAC da sua empresa.
Descobri o meu CAC, e agora?
Conhecer o seu custo de aquisição é o primeiro passo para a gestão estratégica de um negócio, pois ele impacta diretamente a rentabilidade, o crescimento e a sustentabilidade financeira da empresa.
Conheça vantagens que se têm ao calcular o custo de aquisição:
Um CAC alto pode indicar a necessidade de reajustar preços ou reduzir custos para manter a lucratividade.
Ajuda a projetar o crescimento da empresa e provisionar investimentos futuros.
Permite ajustar suas estratégias para reduzir custos, melhorar campanhas e otimizar processos de aquisição.
A ideia é utilizar esse parâmetro de eficiência para concentrar esforços nas estratégias mais rentáveis e, ao mesmo tempo, otimizar processos para conquistar clientes da forma mais rápida possível e com o menor investimento.
Como reduzir o meu Custo de Aquisição de Clientes?
Como já vimos, o CAC é o valor médio que uma empresa investe para conquistar novos clientes. Esse é um número que pode ser facilmente medido e muito importante para otimizar investimentos, ajustar estratégias e sustentar o crescimento de qualquer empresa.
É importante ressaltar que quanto menor o CAC, mais eficiente é a estratégia de aquisição da empresa. Entre as maneiras mais utilizadas para reduzir o custo de aquisição dos clientes, podemos listar:
Qualificar os leads
Identificar os potenciais clientes que são mais promissores e dar prioridade a eles
Automação de processos
Usar ferramentas de automação (bots, plataformas, etc...) para reduzir o tempo de resposta aos interessados em fazer negócios com sua empresa.
Melhorar o SEO
Aumentar a visibilidade orgânica (visitas ao site através do conteúdo publicado) da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.
Todas essas iniciativas são, sem dúvida alguma, excelentes ferramentas para otimizar tempo e dinheiro. Entretanto, essas opções podem ser inviáveis para empresas com equipes reduzidas.
Além disso, exigem uma infraestrutura de tecnologia que nem sempre está disponível e pode ser que investir nisso ainda não se justifique. Então, o que posso fazer?
Programa de vendas por indicação dos clientes
Um estudo do Instituto Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
O estudo também revelou que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a lhe recomendar após uma experiência positiva, mas apenas 29% realmente fazem alguma indicação.
Conheça nosso caso real
Durante a jornada para reduzir nossos custos de aquisição, um levantamento nos mostrou que: 38% dos novos clientes chegaram até nós por indicação espontânea de algum cliente.
Lembrando que "quanto menor o CAC, melhor é a estratégia" fica evidente que realizar vendas por indicação de clientes é uma excelente alternativa.
Em nosso caso, além de trazer o CAC para um valor bem abaixo do comum ainda identificamos outros fatores positivos:
O tempo médio de fechamento do cliente reduziu de 60 para 26 dias, quando comparamos com o tempo para o fechamento da venda com um lead normal;
A taxa de conversão mais do que dobrou, alcançando perto de 75% de sucesso. Afinal, um lead por indicação traz consigo a confiança que tem naquele amigo que o indicou.
E foi assim, tentando encontrar as melhores práticas para utilizar em nossa empresa que identificamos a oportunidade de criar uma plataforma de gestão para programas de indicação que é totalmente customizável e possui:
Interface do participante (para o cliente fazer indicações);
Módulo do gestor (que administra os leads);
Sistema de notificações (por e-mail, SMS ou WhatsApp);
Integração com prêmios para recompensar as indicações.
Agradecemos a leitura do nosso artigo e recomendamos que aproveite. Com um clique você marca um papo com nosso especialista em programas de vendas por indicação.
Fale com a gente e reduza seus custos de aquisição de clientes!
Comments